Código: | PAP20007 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | HAII | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | zArtes Plásticas | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
Maria Margarida da Silva Rocha |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
Maria Alice Dias de Albergaria Samara |
Português
A disciplina de História de Arte II pretende constituir um espaço de reflexão e de debate sobre a obra de arte e as principais problemáticas do campo artístico.
A disciplina de História de Arte II pretende dar a conhecer as principais correntes artísticas do século XIX e do século XX, no âmbito da história de arte ocidental, articulando-as com os contextos culturais e sociais mais latos. A disciplina procurará sensibilizar os alunos para as novas tendências do campo artístico e para os diferentes meios de expressão.
Contribuindo para o desenvolvimento de uma atitude crítica em relação às questões estéticas, a disciplina procurará sensibilizar os alunos para a questão da necessidade de análise, compreensão e salvaguarda do património, fornecendo as ferramentas críticas para a problematização destas questões.
A arte dos séculos XIX-XX
Romantismo e neoclassicismo
Realismo, impressionismo e simbolismo
Cubismo, dadaismo e surrealismo
Expressionismo abstracto e arte pop
Minimalismo e arte conceptual
Neo-figurativismo e pós-modernismo
O século XX português
Arte e sociedade
Outros olhares
Arquitectura, Fotografia e Cinema
Os temas a serem estudados serão trabalhados de forma diversificada. O recurso à imagem é central tanto para compreensão das aulas teóricas como para o debate e discussão. Todas as aulas terão uma componente teórica geral e outra componente prática, que assentará na leitura das imagens propostas para discussão e de textos de apoio.
A avaliação será essencialmente contínua e formativa, mas existirão momentos de avaliação sumativa.
O levantamento de dados para a avaliação será feito através de:
- Participação nas aulas (debates em pequeno e grande grupo)
- Trabalhos escritos realizados pelos alunos (resumos, recensões, etc.)
- Apresentações de trabalhos (em grupo e/ou individuais)
- Teste
Classificação:
Assiduidade e participação nas aulas – 20%.
Trabalhos e teste – 80%
GOMBRICH, E. H., The story of art, Londres, Phaidon, 1995 (16ª ed.) – existe edição brasileira.
HAUSER, Arnold, História social da arte e da literatura, São Paulo, Martins Fontes, 2000.
JANSON, H. W., História da Arte, Lisboa, F. C. Gulbenkian, 1989 (4ª ed.).
FRANÇA, José-Augusto, A arte em Portugal no século XIX, Lisboa, Betrand, 1990 (3ª ed.) – 2 vols..
FRANÇA, José-Augusto, A arte em Portugal no século XX, Lisboa, Bertrand, 1991 (3ª ed).
FRANÇA, José-Augusto, A arte e a sociedade portuguesa no século XX (1910-1990), Lisboa, Livros Horizonte, 1991 (3ª ed.).
GÖSSEL, Peter e LEUTHÄUSER, Gabriele, Arquitectura no século XX, Colónia, Taschen, 1996.
FREUND, Gisèle, Fotografia e sociedade, Lisboa, Vega, 1995 (2ª ed.).
VIVEIROS, Paulo, A imagem do cinema: história, teoria e estética, Lisboa, Universitárias Lusófonas, 2005 (2ª ed.).
Será fornecida bibliografia específica para cada ponto do trabalho.
|